TDT: ligações para utilizar o novo sinal
![]() |
Se o televisor não está equipado com o sintonizador necessário, nem tem canais por assinatura, a caixa descodificadora é a intermediária entre o aparelho e a antena do telhado.
Os utilizadores por assinatura (cabo, fibra ótica, IPTV ou satélite) não precisam de mudar o equipamento. A TDT é a digitalização das atuais emissões analógicas de televisão em sinal aberto. Os 4 canais generalistas vão continuar de acesso livre. Respostas às suas dúvidas no espaço dedicado à TDT.
Se tiver um televisor com sintonizador DVB-T que descodifica sinais MPEG4, não precisa de caixa descodificadora. A antena pode ser exterior ou interior: as interiores são mais sensíveis a interferências.
Ligue o cabo de antena diretamente ao televisor. Depois, sintonize os canais digitais. Pode ter de reorientar a antena.
Caso o LCD ou plasma não inclua um sintonizador TDT (DVB-T MPEG4), terá de recorrer a uma caixa descodificadora.
A antena exterior ou interior é ligada à caixa descodificadora.
Para os LCD e plasma, a ligação mais aconselhável é a HDMI (cabo preto na foto). Transporta o sinal em formato digital e permite vídeo em alta-definição.
Sem ligação HDMI, a SCART é a alternativa para ligar a caixa descodificadora ao televisor. No caso de a caixa ter mais do que uma ficha SCART, use a que menciona “TV SCART”.
Para ligar a caixa descodificadora ao televisor, pode usar ainda os cabos de vídeo por componentes. A ligação de vídeo corresponde a 3 fichas RCA (verde, azul e vermelha). Terá de ligar o áudio em separado, por 2 fichas RCA (branco e vermelho).
Nos televisores mais antigos, do tipo CRT, a ligação à caixa descodificadora pode ser feita por ficha SCART ou de vídeo composto e áudio estéreo.
Ligue a antena à caixa descodificadora.
Se a caixa tiver mais do que uma saída SCART, ligue o televisor à que indica “TV SCART”. A que refere “VCR” serve para ligar aparelhos, como gravador de DVD.
Quando não há mais SCART livres no televisor, pode ligá-lo à caixa pelos cabos de vídeo composto ou com um adaptador SCART. Este converte uma ficha SCART em vídeo composto (ou S-Vídeo).